Porque Mindfulness?
No mundo atual, as crianças estão perante mais pressão e experienciaam mais estress do que antes associados à s exigências acadêmicas, atividades extracurriculares, relações interpessoais na escola, relações familiares e as exigências tecnológicas que constantemente estimulam os jovens causando elevados nÃveis de estress, ansiedade, depressão, irritabilidade e em alguns casos diminuição na capacidade de atenção desempenho cognitivo.
Quais os benefÃcios para as crianças e adolescentes?
Maior capacidade de atenção, conseguindo estar durante mais tempo atentos e focados durante as aulas.
Redução de ansiedade na capacidade de se manterem calmos.
Aumento da consciência do seu corpo, pensamentos e emoções o que aumenta a capacidade de gestão emocional perante situações de estresse e desafios.
Melhoria nas relações interpessoais entre alunos: aumento da compaixão e autocompaixão, gentileza, paciência, controle de impulsos reativos e redução de buliyng.
Aumento da regulação emocional (ser capaz de se acalmar mais depressa em situações de estresse e lidar de uma forma construtiva com emoções fortes).
Melhoria de sintomas de hiperatividade e déficit de atenção, depressão, estresse, ansiedade, agressividade, impulsividade, etc.
Como é o programa de Mindfulness nas escolas?
Já foi aplicado a mais de 200.000 alunos em milhares de escolas por todo o mundo. O programa é dirigido a crianças dos 5 aos 7 anos, 8 aos 12 anos e jovens dos 13 aos 17 anos de idade. Esse curso tem duração de 8 semanas, com uma sessão semanal de 45 minutos que inclui várias práticas formais e informais de minsfulness adaptadas a estas idades.
Contamos com prática para sultivar a consciência corporal, atenção plena na respiração, emoções e pensamentos, assim como em atividades informais como caminhar, alimentação e respostas mindful em atividades do dia-a-dia. O processo de aprendizagem é interativo e baseia-se em exercÃcios, jogos e fábulas adaptadas ás várias idades.
No final de cada sessão é lançado um desafio para praticar nos dias seguintes.
Estrutura do programa:
Palestra inicial de apresentação para professores e/ou pais
8 semans de 45 minutos cda 1x por semana para as crianças e adolescentes.
​​​​​​​Avaliação pré e pós programa.​​​​​​​
​​​​​​​